quarta-feira, 5 de agosto de 2009

APES-PB no 3º ENOET

Estudantes debatem os desafios da educação profissional


Organizado pela diretoria de escolas técnicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, em parceria com entidades estudantis, realizou-se, de 15 a 17 de maio, na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no Recife, a terceira edição do Encontro Norte-Nordeste de Estudantes de Escolas Técnicas (3º Enoet). O evento teve a participação de centenas de estudantes de escolas técnicas estaduais e federais e a presença dos grêmios do IFPE, do IFPB, do Ifal, do grêmio do IFPA e do DCE do IFCE.

Estiveram presentes à abertura do encontro a direção da Etepam e representantes do Ministério da Educação, da Prefeitura da Cidade do Recife, da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Pernambuco e de entidades estudantis, como a Uespe.


ENOET 2



O processo de transformação dos Centros Federais de Tecnologia (Cefets) em Institutos Federais Tecnológicos (Ifets) sem o debate com as comunidades foi o tema central do encontro. Também teve bastante destaque no 3º Enoet o acordo firmado entre o Ministério da Educação e o Sistema S (Sesi, Sesc, Senai e Senac), que prevê a injeção de recursos públicos na iniciativa privada, enquanto nas instituições federais faltam professores, os laboratórios e as bibliotecas mais parecem museus, faltam restaurantes estudantis na maioria das instituições e, em algumas unidades, os estudantes ainda precisam pagar uma taxa para utilizar serviços de transporte.

Os estudantes também tiveram oportunidade de debater a crise do capitalismo e suas consequências na vida da juventude e no mercado de trabalho.

Na plenária final, depois de reunião com os grêmios e as entidades estudantis presentes, foram apresentadas aos participantes uma proposta de jornada nacional de luta em defesa do ensino técnico, a ser realizada de 11 a 14 de agosto em todos os Estados, e a Carta da Etepam, que sintetizou todos os debates e as propostas do encontro. Num clima de muita combatividade e alegria, foi aprovada, para sede do 4º Enoet, que será realizado em junho de 2010, a cidade de Belém do Pará.



Gilberto Araújo - diretor de Escolas Técnicas da Ubes e militante da UJR

Nenhum comentário: